O Paraguai lançou, recentemente, a nova edição do "Selo Integridade", um valioso programa de incentivos cujo principal objetivo é promover uma cultura de compromisso no setor empresarial e conscientizar as empresas sobre seu papel preponderante na prevenção da corrupção e da fraude. O programa busca contribuir para fortalecer, no setor empresarial, ações relacionadas à ética e à transparência, que orientem seus negócios e facilitem o estímulo a investimentos nacionais e internacionais.
O evento ocorreu graças à colaboração no âmbito do projeto de cooperação trilateral entre Paraguai, Brasil e Alemanha “Cultura de integridade como base para o desenvolvimento sustentável no setor empresarial e nas novas gerações no Paraguai”, liderado pela Secretaria Nacional Anticorrupção do Paraguai (SENAC) em conjunto com o Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai (MIC).
A iniciativa de cooperação, que já está em sua segunda fase, é desenvolvida por meio de parceria entre, do lado brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Controladoria-Geral da União (CGU); do lado alemão, a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a iniciativa global Alliance for Integrity; e, do lado paraguaio, a Associação Paraguaia de Compliance (APAC), a Secretaria Nacional Anticorrupção (SENAC) e o Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
Tendo como referência o “Programa Empresa Pró-Etica”, desenvolvido pela CGU no Brasil, o governo paraguaio desenvolveu o Selo como um programa de incentivos às empresas dos setores públicos e privados, com base em normas de integridade empresarial, para que a adesão à iniciativa possa representar um diferencial e repercuta positivamente para o aumento da transparência e da rentabilidade das empresas aprovadas.
Distintas autoridades e representantes de diversas entidades participaram do evento, destacando-se a presença de Giselle Minardi, Diretora-Geral de Assessoria Jurídica da SENAC; José Antonio Marcondes de Carvalho, Embaixador do Brasil no Paraguai; Jörg Herrera, Conselheiro da Embaixada Alemã no Paraguai; Osvaldo Olivera, Diretor-Geral do Instituto Superior de Belas Artes (ISBA), e Lorena Méndez, Vice-Ministra da Indústria do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai. Além disso, da Controladoria-Geral da União no Brasil, participou de forma virtual Marcelo Pontes Viana, Secretário na Secretaria de Integridade Privada.
O evento também reuniu mais de 130 representantes do setor empresarial do Paraguai, e contou com testemunhos inspiradores das empresas reconhecidas na edição anterior do Selo Integridade, que compartilharam suas experiências e o impacto positivo do programa em sua gestão empresarial. Além disso, foi lançado o inovador programa de capacitação em ética e integridade voltado para micro, pequenas e médias empresas (MIPYMES), implementado pela Associação Paraguaia de Compliance (APAC).
As empresas do Paraguai, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, podem se candidatar ao Selo Integridade até dezembro deste ano, reafirmando seu compromisso com a construção de uma economia mais transparente e ética, onde a integridade se torne o pilar sólido das práticas empresariais.