De 19 a 30 de agosto, quatro países do Caribe – Barbados, Granada, Jamaica e Trinidad e Tobago – foram palco de uma missão no âmbito do projeto trilateral entre o Brasil, o CARICOM, a Alemanha e a União Europeia “Digitalização da Educação Técnica e Profissionalizante nos países do Caribe”.
Participaram, na ocasião, representantes do Secretariado da Comunidade do Caribe (CARICOM), da Associação Caribenha de Agências Nacionais de Treinamento (CANTA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do SENAI e da Cooperação Alemã, por meio da GIZ. A missão teve como objetivo contribuir com o processo de modernização da educação profissional na região.
Foram realizados 16 workshops, que reuniram representantes governamentais, autoridades de formação profissional, escolas técnicas e líderes da indústria, com foco em cursos profissionalizantes de três áreas vitais: construção, cosmetologia e hospitalidade.
Esse esforço conjunto não apenas contribui para o fortalecimento do sistema educacional, mas também reforça as capacidades para um futuro digital, no qual a educação técnica é acessível, moderna e voltada para o mercado de trabalho.
O projeto de cooperação internacional é coordenado pela ABC, em parceria com a GIZ, União Europeia e o CARICOM, e conta com apoio do SENAI para o compartilhamento do conhecimento técnico no tema da educação profissional.